sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Mupets

Fato. Está na moda fazer versões de clipes. Este aí é de Computer World, do Karftwerk, com participação dos mupets.


quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Dinheiro constrói castelos...

literalmente.



Ainda desconheço o nome do artista, que, além do Brasil, conhece a França.



via haha.nu

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

É carnaval!

Na verdade, ainda falta um pouco, mas o amigo Rafael Lemos já começou a cobertura da festa. No recém-lançado Carnavalesco, ele conta os preparativos das escolas de samba de todos os grupos para a folia. Vale a pena dar uma olhada.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

É isso mesmo?

Alguns norte-americanos não conseguem apontar onde fica o próprio país no mapa. Miss Carolina do Sul, por que isso acontece?

"Porque os americanos deveriam ajudar a África do Sul e o Iraque". (??????)




Em palavras: “I personaly belive that U.S Americans are unable to do so because uh Osama… people out there in our nation that don’t have bounds and I belive that uh uh our education like such as and south Africa and Iraq everywere like such as and… I belive that they should Our education over here in the U.S should help the U.S err should help South Africa and should help Iraq and foregoin countries so we will be able to build up our future”

Descobriram

Uma equipe de cientistas, utilizando avançados métodos de pesquisa, conseguiu descobrir o que se passava pela cabeça da Miss South Carolina.

Mãe moderna

Sasha, a filha da Xuxa, completou nove anos no último fim de semana com uma grande festa. Nas caixas de som e no palco, muito funk. Um dos cantores (ou MCs) convidados era o nada infantil Mr Catra, autor de pérolas como "ela mama meu ganso" e "adultério".

Catra não é do tipo que escorrega e diz que suas letras possuem duplo sentido. Sua poesia é, digamos, direta. Ou a Xuxa acredita que os versos de "adultério" "na 4x4 a gente zoa/whisky, red bull/ muita mulher boa/o pau ficando duro/o bagulho tá sério/ vai rolar o adultério" possuem alguma conotação infantil?

Mas, para quem já fez softcore com criança isso não é nada. né? A pós-modernidade é isso aí.

domingo, 26 de agosto de 2007

Mãos!

Sensacional versão do clipe de Harder, better, faster, stronger, do Daft Punk. Curioso perceber também que o vídeo alternativo já foi mais assistido que o original.

Tropa de elite

Não resisti ao marketing viral e acabei fazendo também o download do Tropa de Elite. No fim das contas, um bom filme, mas com algumas falhas.

Na verdade, acho que se concentraram demais num aspecto batido dos filmes polícia-bandido brasileiros --a violência policial. É aquela velha história: policiais torturando moradores de favelas, recebendo propinas de Deus e o mundo, comandante que manda limpar ocorrências para não ser repreendido pelo secretário de segurança, etc.

Não que isso não deva ser mostrado --muito pelo contrário. Contudo, como o filme foi inspirado em livro de nome parecido (Elite da tropa), acredito que deixaram a melhor parte de fora. O que faz os policiais do Bope tão violentos e determinados? O treinamento a que são submetidos os aspirantes a soldado do batalhão. Noites em claro, espancamentos, gritos, missões exaustivas... Isso preencheu cerca de 20% de tempo de filme, sendo que as cenas mais fortes das páginas não ficaram assim tão tensas na tela.

Os diretores preferiram se concentrar no aspecto pessoal dos policiais -três no filme e no livro. Um comandante do batalhão, nervoso pela expectativa de nascimento do filho combinada ao seu trabalho; e dois aspirantes. Mostram como é duro ser policial e honesto no Rio. Como não se pode dar um passo sem pensar e como se dão os esquemas de vingança e rivalidades da PM.

E também a velha contradição da classe média. Por um lado, ela compra maconha e cocaína de traficantes, seres tão violentos quanto os policiais, e por outro reclama somente da ação da polícia. Tudo claro, com um ar intelectual. No filme, toques de Vigiar e Punir, de Foucault.

Há histórias, porém, que ficam sem explicação. Ninguém sabe como acabou o coronel Fábio, que, para fugir do comandante de seu batalhão, desconfiado de que ele o passara para trás no esquema de corrupção, se alista no Bope. O treinamento, porém, é anti-corruptos e o coronel desiste da empreitada. Ele era envolvido com cafetões de Copacabana. Ele morreu, foi transferido ou voltou a pedir a velha cervejinha para autorizar o funcionamento de boates?

Outra história que fica sem explicação é a do copiador da PUC, que revendia maconha, trazida da favela por um aluno. Ele é pego por um policial-aluno, que o repreende e sai gritando "vem comigo, vem comigo". Que fim levou o jovem? Preso? Assassinado? Esculachado?

Apesar das falhas e clichês, vale a pena ver o filme. Ainda mais no cinema, já que a produtora tem dito que a versão que circula pela internet e, obviamente, camelôs, não é a final. Dada a disseminação de cópias, acredito que o cinema receba mesmo uma "versão do diretor" para compensar a pirataria.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

O mundo em vídeo

Mais um vídeo do Matt, provavelmente o cara mais sortudo do planeta (para que não sabe, ele ganhou muito dinheiro para viajar ao redor do mundo com uma única condição: dançar nos principais pontos turísticos de cada país). Abaixo, um vídeo com erros de gravação e comentários do próprio Matt sobre as encenações.

Atenção para a felicidade das crianças africanas em contraste com o mau humor dos gregos e japoneses.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Supremo é software livre


O Fausto notou algo bem interessante. Os ministros do Supremo Tribunal Federal, que decidem se julgam ou não o mensalão, usam gaim. Sim, o comunicador instantâneo de código livre, capaz de unir todos os outros mensageiros (MSN, ICQ, GTalk, Yahoo) num só programa.

Dá mole usam Linux também. Para baixar o gaim, clique aqui.

Conselho: não abra uma ONG

Tem gente que sonha em abrir uma ONG para ajudar as pessoas, o meio ambiente etc... A maioria, porém, não pensa nos poréns de tudo isso -o trabalho que dá, a falta de dinheiro entre outros problemas.

É o que lembra o pediatra Lauro Monteiro, fundador da Abrapia, uma das principais ONGs de defesa da criança, em entrevista que fiz. Em resumo, é isso aqui: "Depois de muita briga, decidi parar de procurar apoio. Meu conselho hoje em dia aos idealistas é "não abra uma ONG". O Estado não quer apoiar, as empresas também não".

A conversa toda está aqui.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Email é coisa de velho

A Pew Research, uma das maiores empresas de pesquisa dos EUA, divulgou um estudo (em power point)que acompanha o avanço de programas e equipamentos de tecnologia durante a vida de adolescentes. É impressionante a velocidade de desenvolvimento. Para os adolescentes de hoje, o bom email é coisa de velho.

O exemplo utilizado é o de um adolescente de 17 anos. Quando ele nasceu, em 1990, surgia a wwww. Aos seis anos, já poderia usar o ICQ, aos nove, o Napster e, aos 11, acessar a wikipedia para pesquisas escolares. Aos 14, ele passa a colocar suas fotos no flickr e aos 15, seus vídeos no Youtube. Hoje, o jovem adota avatares em suas vidas virtuais. Sim, vidas, no plural.

A pesquisa traz curiosidades. Entre elas, a de que os adolescentes norte-americanos, acostumados com altas velocidades de resposta, consideram email coisa de velho. Para eles, a comunicação se dá via redes de relacionamento (por lá, MySpace, o equivalente gringo do Orkut) e MSN.

A maioria acredita que a internet é local de produção de conteúdo e não só de leitura, o que reflete no alto número de "teens" que possuem algum tipo de site onde postam suas iniciativas -20% dos entrevistados, por exemplo, possuem blog. O percentual é semelhante ao de jovens que remixam conteúdos.

O futuro é esse aí...

Geografia simpsoniana


Um belga viciado em gente amarela desenhou um mapa de springfield, a cidade dos Simpsons. A carta geográfica é antiga e, portanto, deve precisar de atualização, mas, ainda assim, é curiosa. Clicando na imagem acima, é possível visualizar melhor.

Ela está dividida em nove áreas, a partir das quais pode-se ter uma idéia, mesmo vaga, dos lugares por onde andam Homer e família.

O dia em que integrarem o mapa a clips dos episódios, para situar o visitante, será, certamente, uma das páginas mais acessadas do mundo.

D'oh!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Troca-troca

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai subsidiar as passagens de ônibus dos londrinos que recebem ajuda do assistência social -umas 250 mil pessoas, segundo o Financial Times. O montante da ajuda vai somar cerca de 14 milhões de libras.

Em troca, o bolivariano pediu ajuda aos funcionários da prefeitura de Londres para organizar o trânsito de suas principais cidades.

Esse mundo anda mesmo de pernas pro ar. A Venezuela, país de terceiro mundo, ajudando a poderosa Inglaterra. O que o ouro negro não faz...

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Haja caloria

Está de dieta? Quer saber quantas calorias e percentuais de gordura qualquer comida tem? Vai no Calorifica.

Basta escrever o nome, em inglês, do alimento e terás uma tabela informativa. Há, inclusive, uma lista pela marca da comida. Um hamburger do McDonalds, por exemplo, tem 257 Kcals.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Futebol: violência está na internet

Alguns jornais publicaram as ameaças que circulam pelo orkut de palmeirenses em relação a flamenguistas. Os paulistas avisam que haverá confusão no fim de semana, quando as duas equipes se enfrentam. Seria uma retaliação ao ataque de maio, quando rubro-negros emboscaram ônibus da torcida paulista na Dutra. Um palmeirense morreu. O boato afirma que o falecido além de membro da Mancha Verde, organizada do clube, era do PCC, o que tornaria o problema ainda maior.

O confronto é citado no documentário "Teh real football factories", transmitido por um canal inglês. A versão brasileira da pancadria pode ser assistida aqui. Ou abaixo. O vídeo tem 45 minutos.

5s

Cinco segundos é o tempo necessário para doar sangue na Espanha. E também a duração de uma campanha online muito boa. Veja aqui.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

De pixel em pixel


Se a tela inicial do Google fosse preta ao invés de branca, a economia de energia no mundo seria gigantesca.

Isso porque um monitor normal consome 62 watts por hora quando o fundo é negro e 66 quando branco (os dados podem ser lidos aqui).

Daí que uma empresa australiana, a Heap Media, fez as contas e descobriu que caso o Google adotasse o preto como cor padrão desde sua criação, a humanidade já teria economizado 148,004.001 watts. Nos meus cálculos, dez capacidades instaladas de Itaipu.

Para incentivar os ecológicos, a companhia-canguru criou a versão negra do google: blackle. A idéia é que se todos derem sua contribuição utilizando a nova versão, haverá economia de energia e, por conseguinte, de emissão de gases poluentes.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ontem e hoje

Lembro dos anúncios abaixo. Meu pai já foi fanático por computador, comemorou muito quando conseguiu programar um relógio na tela preta com letras verdes da nossa primeira máquina. A linguagem era a basic, talvez. Não recordo. Mas lembro dos anúncios, que mostram como as coisas evoluíram. Se um dia 51 megas de disco rígido era algo espetacular, hoje escrevo de um laptop (essa palavra nem devia existir na época do anúncio) com 120 GB de HD e 2 GB de memória. E tenho medo de muito em breve ele ficar lento, dada a quantidade de filmes, músicas e outras porcarias.





HOJE

terça-feira, 7 de agosto de 2007

16:35

Após um longo inverno, estou de volta, ainda que muito rapidamente. É para recomendar outro blog, o 16:35, do amigo Rafael Andrade, fotógrafo com passagens pelo JB, Globo e atualmente na Folha. Lá o Ling, como também é conhecido, fala da produção de suas fotos, algumas capas do jornal paulista recentemente.

É dele a foto abaixo.