segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Por falar em história...

O Pedro Dória está escrevendo um livro sobre a história do Rio. O primeiro capítulo pode ser lido aqui.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Grandes bandidos de todos os tempos

Um foi preso por pregar a democracia, outro, detido por dizer que a igualdade racial deveria imperar em seu país. Ainda tem o que afirmou sermos todos responsáveis pela vida coletiva.

Conheça aqui os maiores "criminosos" da história da humanidade.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Site mostra a história das guerras

O nome já diz tudo: Maps of War. O site mostra, em animações em flash, as guerras que fizeram do mundo, mundo, os impérios nascidos e mortos e por aí vai.

Bastante interessante e excelente ferramenta para tirar dúvidas rápidas sobre até onde foi esse e aquele domínio estrangeiro.

O mapa das expansões religiosas, por exemplo, segue abaixo:

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A minha hora vai chegar...

Se no dia 15 de julho de 2031 vocês lerem a notícia do assassinato de um comerciante e sua cliente, não se preocupem. O criminoso logo será preso e declarado culpado. Sua sentença? A morte, graças às novas leis.

Nesse dia, eu morrerei. Eu matei.

Mas depois vocês saberão que, na verdade, eu era inocente. Apenas estava no lugar errado na hora errada. O problema é que eu vou sustentar que sou inocente até me levarem para o outro lado.

Agora que já resolvi uma das grandes questões da humanidade --saber quando e como morrerei--, posso viver tranquilo.

A brincadeira, de péssimo gosto, é do site Estás Muerto.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Para quem é pai e precisa de trocados

Se você é pai e está precisando de uns dólares, pode cobrar um dote do pretendente de sua filha. Sim, um site (onde mais além da internet isso poderia acontecer?) oferece o serviço de "casamenteiro". O pai da moça diz quanto ela vale e espera propostas. De acordo com os donos da página, cada menina recebe, em média, 50 sondagens.

O valor do dote chega a 100 mil dólares, como é o caso de Hailey N., de 16 anos. Ela quer ser atriz e espera que o marido possa ajudá-la a realizar seu sonho.

Percebe-se que quanto mais nova, mais cara, e quanto mais independente a mulher quiser ser, menor o seu dote. A Cheyenne B, por exemplo, é descrita como uma pessoa que teve desejos não-cristãos, seja lá o que signifique isso (provavelmente, é uma adolescente normal). Vale meros cinco mil dólares.

A proposta deve ser feita apenas com o primeiro nome do candidato a marido e sem especficar a idade. É permitido somente citar a faixa etária ("uns 20 anos"). Foto, nem pensar. Se a família (sempre ela, nunca a moça em questão) quiser, ela pedirá.

Tudo em nome da objetividade na escolha, que também se baseia numa redação de até mil palavras. Obviamente, sem qualquer conteúdo sexual. Respeito é bom e os pais gostam.

E por falar neles, todos parecem contentes nos testemunhos. Não pela felicidade da filha, mas pela riqueza que ela obteve. A dona James P. (onde já se viu mulher de deus ter nome próprio?) diz que a filha Mary, de 15 anos, nunca foi muito popular na escola. Daí que decidiram casá-la pelo site. E não é que deu certo? "Nossa casa está muito mais alegre e nós amamos nossa piscina nova e a jacuzzi! Já dissemos à mais nova que, assim que completar 15 anos, será a próxima".

Enquanto isso, a Nancy A. garante que tomou a decisão certa ao casar com o marido escolhido pelos pais. "Minha mãe achou que eu estava ficando 'madura` demais e que eu deveria me casar logo, antes que perdesse minha pureza para algum menino da escola. O site encontrou um marido para mim e meus pais conseguiram manter a casa e pagar as contas médicas da minha mãe. Fiquei tão orgulhosa de poder ajudá-los... Casar na minha idade (16) tem uma série de vantagens, como meu próprio cartão de crédito".

Se é ilegal o cara vender a própria filha? De acordo com a FAQ, não, uma vez que nos EUA (onde mais?) qualquer mulher pode casar a partir dos 13 anos, desde que com o consentimento dos pais. Além disso, os casamentos arranjados são previstos pela Bíblia, logo, legais (a lógica é essa mesma).

Dá uma olhada aqui. E que Deus abençoe a todos.

Porém,

a idéia, aparentemente, não passa de mais uma das peças pregadas por espertalhões. Mas fez sucesso. Segundo o NY Times, o site já teve 20 milhões de visitas -- o que deve ter rendido uns trocados para os criadores, dada a existência de anúncios.

O problema é que o criador, um tal de Mr. Ordover, um fã do nudismo,

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Do poder do photoshop

Aqueles que ainda não acreditam no poder do photoshop nas fotos das celebridades, por favor, cliquem aqui. Em seguida, em Portfolio. Depois em qualquer um dos rostos que aparecer. Daí, é só passar o mouse sobre a fotografia.

Tomou?

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Malandros...

Ontem, a Folha de S.Paulo fez uma enquetecom senadores. Perguntou se votariam pela cassação ou pela absolvição do presidente da Casa, Renan Calheiros. O jornal registrou 43 votos a favor da absolvição --dois a mais que o necessário para tirar Calheiros do cargo mais alto do Senado.

Pois bem, apenas 35 agiram da mesma forma que declararam. Oito a menos. Temos então oito metidos a malandros em Brasília. Quer dizer, ao menos oito. Que não têm coragem de dizer em público o que pensam aos eleitores, as mesmas pessoas a quem devem estarem na capital.

Extra!

Das capas de jornal produzidas hoje, dia seguinte à absolvição de Renan Calheiros, a do Extra, definitivamente é a melhor. Passa toda a mensagem com o toque de humor necessário para encarar todo episódio.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Um pint e uma milha


Notícia bastante interessante da Blooberg: ingleses e irlandeses, grande beberrões, vão poder continuar a tomar seu pint (aquele copo de quase 500ml) de cerveja a algumas milhas de casa.

Não que estivessem proibidos, mas a União Européia queria unificar o sistema métrico do grupo, extinguindo os pints (que passariam a ser chamados de copos de meio litro) e as milhas (uma equivale a 1,6 km). Desistiu

O recuo "honra a cultura e as tradições do Reino Unido e da Irlanda", disse o comissário para a Indústria da UE, Guenter Verheugen.

Ou seja, Guiness's pints for all!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Argentina: milícia na arquibancada

O jornal argentino Olé reporta hoje que a polícia de Buenos Aires prendeu 127 torcedores do River Plate por desacato à autoridade. Os policiais foram à sede da organizada, lá chamada de barrabrava, "Borrachos del Tablón" (Bêbados da arquibancada) para evitar uma briga dela com outras torcidas do time portenho. Os torcedores disputam barracas de bebida e o controle dos estacionamentos no entorno do Monumental de Nuñez, estádio do clube.

Algo bem parecido com o que fazem as milícias por aqui.

Não é difícil que a moda pegue no Brasil, principalmente no Rio, no momento em que Botafogo, Flamengo e Fluminense começam a ter seus estádios.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Fim do projeto?

O Tutty Vazquez, humorista de primeira, estreou hoje coluna-blog no Estadão. Até aí, boa notícia.

A má é que Tutty era editor do Nomínimo, portal de colunistas e blogueiros de excelente qualidade, que foi desativado há cerca de dois meses. Quando o projeto chegou ao fim, o próprio editor afirmou que torcia pela reativação do site em breve, com novos patrocinadores.

Porém, o novo emprego deve sinalizar um certo cansaço nas buscas por dinheiro. Ou seja, o Nomínimo, ex- NO., deve ter sido enterrado de vez.

Telefone caro

A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, publica hoje que a Presidência da República vai fazer licitação para serviços de telefonia de nacionais e internacionais. O órgão e suas secretarias gastam, em média, R$ 130 mil em interurbanos e DDIs por mês.

Entre as concorrentes, empresas de telefonia fixa. Atualmente, Embratel e Brasil Telecom dividem a conta.

Aí pergunto: será que incluíram serviços de Voip no edital? Ou acreditam ser melhor pagar tarifas normais, até dez vezes mais caras?