quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Email é coisa de velho

A Pew Research, uma das maiores empresas de pesquisa dos EUA, divulgou um estudo (em power point)que acompanha o avanço de programas e equipamentos de tecnologia durante a vida de adolescentes. É impressionante a velocidade de desenvolvimento. Para os adolescentes de hoje, o bom email é coisa de velho.

O exemplo utilizado é o de um adolescente de 17 anos. Quando ele nasceu, em 1990, surgia a wwww. Aos seis anos, já poderia usar o ICQ, aos nove, o Napster e, aos 11, acessar a wikipedia para pesquisas escolares. Aos 14, ele passa a colocar suas fotos no flickr e aos 15, seus vídeos no Youtube. Hoje, o jovem adota avatares em suas vidas virtuais. Sim, vidas, no plural.

A pesquisa traz curiosidades. Entre elas, a de que os adolescentes norte-americanos, acostumados com altas velocidades de resposta, consideram email coisa de velho. Para eles, a comunicação se dá via redes de relacionamento (por lá, MySpace, o equivalente gringo do Orkut) e MSN.

A maioria acredita que a internet é local de produção de conteúdo e não só de leitura, o que reflete no alto número de "teens" que possuem algum tipo de site onde postam suas iniciativas -20% dos entrevistados, por exemplo, possuem blog. O percentual é semelhante ao de jovens que remixam conteúdos.

O futuro é esse aí...

Nenhum comentário: