sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O sotaque da Net

A Net entrou na onda do serviço automático de atendimento. Antes, quando o sinal caía, era preciso ouvir o lenga-lenga de "para reclamar, tecle um", para "assinar serviço, tecle dois" e daí por diante. Agora, a empresa das organizações Globo atende com uma simpática gravação, daquelas em que o assinante é obrigado a dizer o que deseja.

"Bom dia, a Net agradece sua ligação"

É claro que a mensagem segue o sotaque da matriz, São Paulo, e tem dificuldade para reconhecer jeito carioca de falar. O sotaque paulistano é demonstrado logo no começo da explicação do serviço, após o bom dia da Net. Como todo nascido em Sampa, a frase é iniciada e pontuada por "intão". Anasalado, obviamente.

"Intão, você pode me dizer o que deseja?"

Já irritado com a falta de serviço, o "net" carioca praticamente chega ao desespero com essa espécie de letra maiúscula das frases de São Paulo.

E não tente falar com a máquina qualquer palavra terminada em S. O chiado da malandragem-otária carioca não é reconhecido.

"Problemash na conexão e no netchi fone"

"Intão, você pode repetir? "

Falando como um torcedor do Palmeiras ou do Corinthians, o serviço segue até, finalmente, uma pessoa de verdade falar contigo.

"Intão, senhor Marcelo, a Net agradece a sua ligação e lhe deseja um bom dia"

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.