quarta-feira, 2 de maio de 2007

Vegetarianos e carnívoros

Em seu ataque ao populismo latino-americano publicado na Foreign Policy, Alvaro Vargas-Llosa (filho do Mario), classifica os atuais líderes do continente como "vegetarianos" e "carnívoros" da esquerda. Entre os primeiros, Lula e Tabaré Vasquez. Eles teriam evitado os erros da velha esquerda e fugido do populismo ao mesmo tempo em que não levam seus países a crescimentos mais fortes.

Já os carnívoros são ilustrados principalmente por Chavez e Morales, Venezuela e Bolívia. Ambos seriam representantes do que Vargas Llosa chama de Idiotas do populismo, aqueles governantes presos a esquerdismos antigos e sustentados por alguma bonança natural, como o gás boliviano e o petróleo venezuelano.

Além de criar adjetivos criativos, Vargas Llosa ataca a intelectualidade internacional, principalmente a norte-americana e européia por ver algo de bom nos comedores de carne. Há inclusive uma lista de frases proferidas nos últimos anos com críticas.

Para ele, "uma disputa cultural está em jogo na América Latina -entre aqueles que desejam colocar a região no firmamento global e vê-la emerger como grande contribuidora da cultura ocidental, à qual seu destino está amarrado há cinco séculos, e aqueles que não podem se reconciliar com essa idéia e resistem a ela". Segundo Vargas Llosa, tudo será resolvido quando idéias de outros tempos forem arquivadas.

Será?

Nenhum comentário: