quinta-feira, 26 de abril de 2007

Não é para decorar a sala


Há exatos 70 anos, o general Franco mandou bombardear Guernica, uma cidade do País Basco, no nordeste da Espanha. Com ajuda de aviões alemães, o ditador poupou fábricas e pontes, alvos tradicionais de qualquer ataque aéreo. O objetivo ali eram os bascos, que resistiam à ditadura e simpatizavam com o comunismo. Ou seja, foi terrorismo mesmo.

A conquista da cidade (ou a destruição da resistência) era fundamental para o fim da Guerra Civil espanhola, mesmo tendo apenas 5 mil habitantes em 1937 (hoje são 18 mil). Era um entreposto entre as tropas nacionalistas, de Franco, e os republicanos. Era também esconderijo de diversos líderes bascos e símbolo do país que até hoje quer independência da Espanha.

O general não pensou duas vezes. Chamou seus aliados e ordenou o ataque. Até hoje se discute quantas pessoas morreram, mas ao menos 300 se foram.

Da estupidez, ao menos surgiu algo de bom, o quadro de Picasso. Como ele mesmo disse uma vez: "Arte não é para decorar salas. É uma arma ofensiva na defesa contra o inimigo".

Um comentário:

Anônimo disse...

amigo!
me botou linkada? q luxo!!

beijos
sabrina