sábado, 28 de abril de 2007

Why fi?

A prefeitura de Londres anda se vangloriando por ter lá a maior rede de acesso à internet wi-fi da Europa. A Cloud Networks começou ontem a oferecer serviço, por enquanto gratuito, graças à Nokia, que subsidia os preços, a 350 mil pessoas.

Legal, mas há quem pergunte pra quê? Sendo uma cidade na qual a maioria da população já possui acesso à rede em casa e cujos cafés oferecem conexão gratuita, por que oferecer internet no banco da praça? Ainda mais em uma cidade em que a chuva é mais constante que o calor no Rio de Janeiro?

Por outro lado, há quem comemore a possibilidade de diminuir a conta de telefone. Com celular capaz de acessar à rede, pra que pagar a tarifa da telefônica se é possível ligar via skype ou similar?

Por enquanto é de graça e por aí se comenta que tudo será decidido assim que o subsídio da Nokia for embora. Se for caro, não vai dar certo. Se barato, vai aumentar a cobertura e o vício. De acordo com pesquisa da Pew Internet, 72% dos americanos que possuem conexão wi-fi checam email diariamente. O percentual cai para 54% para os que não têm esse tipo de acesso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ihhhh, amigo, q nada. Internet aqui nos EUA eh a maior dureza, descobri ha pouco. Todo mundo tem a sua em casa e acaba que nao tem em locais publicos.

Algumas cidades como Sao Francisco tem internet liberada geral. Estao pensando em fazer o mesmo em Washington. Dizem que isso estimula a economia. Por ex. leva as pessoas a fazerem upgrades nos computadores. Mas tem q ter um dedo do governo, se nao, as operadoras jantam vc nas cobrancas.

Em Washington so tem internet wi-fi de graca nas bibliotecas publicas. Um ou outro cafe muito raro tem tb. De resto eh tudo pago. Na Starbucks (mais de nove mil lojas nos EUA) custa ate US$ 10 por um diazinho. E se vc nao tiver seu computador ta frito. Nao tem internet cafe em canto algum. Louco, ne?

Vem ca, quem eh o defunto escritor q apareceu no meu blog? hehehe, comentou mas nao assinou.

beijooos
Sabrina