terça-feira, 10 de abril de 2007

Regras

Uma das coisas mais interessantes desse mundo de blogs é a completa falta de regras editoriais, por mais bem intecionadas que sejam. Cada um faz o que quer levando em conta suas crenças e tendo em mente as leis de seu grupo, estado, país, planeta, e as formas de questioná-las se considerar necessário.

Pois bem, isso parece estar próximo ao fim (não sem razão). O Tim O´Reilly, um dos inventores da internet, cara saca-tudo, propôs, no último domingo um "código de conduta" para os blogueiros. A intenção é nobre: acabar com o "cyber-bullying". Em outras palavras, pôr fim à apurrinhação virtual. Ou seja, dar limites a comentários ofensivos e responsabilizar irresponsáveis (o código está traduzido abaixo).

O tal ciberespaço, no entanto, reclamou. No próprio blog de O´Reilly comenta-se que a introdução de regras só vai fazer os desvios aumentarem e que a implementação de "distintivos", como propôs O´Reilly, é absurda por si só. Isso para não falar de que algumas das regras podem facilmente ser descumpridas, de acordo com o interesse e até pela segurança do blogueiro.

Uma das leis do código proposto é não postar anonimamente. A terapeuta Isabela Mori, por exemplo, comenta para O´Reilly de que ela não pode escrever assinando. E se um paciente ler e entender algo de errado? Uma terapeuta pode expôr sua opinião sobre vários assuntos para seu paciente? Isso não influenciaria o tratamento?

Outro ponto polêmico foi o "não escrever algo que não diria pessoalmente". E quem vive em ditaduras, como fica? Há ainda a polêmica aceitação de direitos autorais. Se eu quiser postar uma música ou um trecho de filme, então, não posso?

De qualquer forma, a intenção foi boa, mas me parece pensada para o universo blogueiro-tecnológico dos EUA. Tem bons pontos, como regular comentários ofensivos, mas ainda precisa ser melhorado. E não vai muito além do que um manual de redação moderno recomenda.

Até por isso, o Tim O´Reilly ressaltou em seu post que aqueles pontos são apenas rascunhos e como rascunhos estão abertos a discussão -desde que inteligente.

2 comentários:

Fausto disse...

Mais do mesmo. O ser humano vê um campo verde imenso, com animais pastando, passarinhos voando e pousando, um ou outro predador natural. Aí cisma de pôr uma cerca e dizer: vai começar aqui, terminar ali, ninguém passa de lá pra cá a não ser pela porteira e, se pular a cerca, leva chumbo.

Bom senso. É o que basta. Mas são humanos... ô, raça!

Sabrina Valle disse...

No Washington Post tem revisao ate para blog. Nenhum blogueiro, nem os que ganham US$ 250 mil por ano, posta sem revisao